Amanda Kelly do Vale Carvalho
Caroline Nazaré Pereira de Jesus
Tereza Tayná Coutinho Lopes
Daniele Santos da Silva
Em maior parte, a sociedade possui uma concepção equivocada do significado de ética e estética. Se tratando de ética, o principal argumento utilizado para sanar essa dúvida, é que provavelmente ética seja, "ter bons modos, agir educadamente, ou seja, ser correto perante a sociedade". Logo também, a estética é apresentada de maneira medíocre à massa social, a exemplo tem-se o apelo através dos meios de comunicação que acabam por impor padrões de beleza, mascarando o verdadeiro sentido da estética. Que pena... entendimentos incompletos e contraditórios. E aí que surge, e entra em cena um dos maiores pensadores e filósofo do século XX, Mikhail Bakhtin,com uma visão além da sua época a qual incomodou a muitos, o responsável por obras que vão desde temas superficiais até os mais polêmicos. Dentre eles pode-se destacar ética e estética, que na sua visão vai muito além do que a sociedade pensa estar correta.
A ética é a arte do bom, portanto há de se convir que por mais que as visões individuais possam divergir a essa idéia, a ética é universal. Entretanto para Bakhtin a visão de ética vai muito além do conceito bitolado da sociedade. Para ele a ética não está diretamente ligada a ações boas, pelo contrário, o que vai decidir a natureza da ação será a reação do individuo frente ao que possa ser a estética para ele. Assim, o que pode ser ético para mim pode não ser para o outro.
I- Ética.
“A ética é a arte que torna bom o operador e o operante”- Ethica est bonum faciens operatum et operatem”. ( Autor medieval ao redor de 1150).
Na visão de Antonio Marchionni, é necessário alimentar a ética dedicando-se ao conhecimento do bom, ou seja, deve-se conhecer o bom não apenas de forma egocêntrica, mas principalmente visando o outro. A ética social está diretamente relacionada ao “servir”. Tornar bom o operador está intimamente relacionada ao fato de servir o outro, seja no relacionamento, na profissão, etc. Encontrar a felicidade é fazer o outro feliz, quando uma mãe abre mão de sua vontade para fazer seu filho feliz, logo, ela se torna feliz com a felicidade dele. A ética torna a pessoa que faz o bem o operador do bom, realizando-a como pessoa.
"Não faças ao outro aquilo que não gostarias seja feito a ti mesmo", esta citação bíblica exemplifica a concepção de ética para Marchionni.
Diferentemente para Bakhtin o conhecimento do ético nem sempre levará o ser humano à praticá-lo pois, a ética nem sempre deriva da razão,por exemplo, o simples fato de uma pessoa ser bem informada ou possuir uma boa formação não significa que ela sempre agirá de maneira ética, como no ocorrido no aeroporto de Belém, onde um advogado e pastor ofensivamente se dirigiu a uma funcionária de "neguinha abusada". Como uma pessoa tão ciente das leis pôde cometer um ato preconceituoso? Agora detido ele poderá pegar até 3 anos de prisão.
Segundo Bakhtin a ética assume um caráter de responsabilidade , sendo assim, cada indivíduo é responsável por suas atitudes, e que existe uma ausência de “álibi” para suas ações. A vida humana é um conjunto de atos ou omissões, o que torna impossível escapar a "resposta" ética. A ética está muito mais relacionada a como o individuo responde a determinado fato ou ação.
II - Estética.
"Bakhtin nega haver correspondência entra a composição material de uma coisa e a construção estética de uma obra de arte" (Katerina Clark).
Isso mostra que o estético de uma obra não está diretamente ligada com a aparência ou com a qualidade do material e sim no que ela quer passar, na contribuição dela para a mente. Bakhtin procura a estética onde dificilmente ela seria encontrada, se nos basearmos nos "padrões de beleza" da sociedade.
A disciplina que mais trata de estética na educação é a Arte, ou melhor, a Educação Artística, como muitos conhecem, a mesma está diretamente ligada ao momento histórico de cada civilização por meios de obras de artes como: pinturas, esculturas e obras literárias. Entender o "para que" (para os jovens) conhecer a Arte, já que a mídia e a publicidade lhes entretém com outras coisas. Mas para se situar como um ser social é de tal importância conhecer a arte, ora, ela que irá mostrar registros e significados e o fazer pensar em sua realidade como humano-social. Pois a humanidade é bem compreendida através de tais registros, registros esses que por muitas vezes fazem da realidade uma representação. Desse modo, os jovens poderão ver beleza, conhecimento,sonhar, ir além, criar,imaginar, permitir-se viajar em seu pensamento e não somente ver a obra como "coisa" e sim ver o que realmente o autor quis demonstrar, expor o que reproduziu através de uma pintura, escultura e também poemas.
Como esclarecia Bakhtin; a arte é um ato de comunicação, ora, só há comunicação quando o interlocutor consegue de fato entender o que o locutor quis realmente nos passar como informação, conhecimento e não um mero registro.
Desse modo podemos destacar a importância do olhar extraposto, que por sua vez, pode ser entendido como a capacidade de enxergar o que está dentro e fora de um dado campo de vista. É entender as entrelinhas, captar a fundo o signo da mensagem. Neste aspecto, a partir do momento em que os alunos se aprofundarem no conceito do que de fato é conceito artístico, poderá situar-se como um ser social, e poder perceber de outro modo a sua realidade, tanto individualmente, quanto no coletivo.
Nós como estudantes, pesquisadores, e profissionais da área, temos a missão de expandir o conhecimento da estética e a importância da ética. Visando modificar a idéia superficial que a população em massa tem sobre esse dois conceitos.
Referências Bibliográficas:
BRAIT, B. - Bakhtin:conceitos-chave
BAKHTIN, Mikhail Mikhaiolovitch, 1895-1975, crítica e interpretação.
Marchionni, Antonio - Ética a arte do bom
Clark, Katerina - Mikhail Bakhtin
Nenhum comentário:
Postar um comentário