Tania Paola Celedón Espinoza Martino Paris
1-Introdução.
“O dialogismo bakhtiniano,......,pois se aplica tanto ao discurso cotidiano como á tradição literária e artística;diz respeito a todas as séries que entram num texto,seja ele verbal ou não verbal ,erudito ou popular.Aliás,o popular penetra o erudito e vice-versa.”
( Bakhtin – da teoria literária á cultura de massa pág 74)
Visto deste ponto de vista,com referência a literatura teríamos vários meios de interpretar o barroco.podemos iniciar com o significado da palavra e finalizar mostrando a função que obtém o barroco dentro do movimento literário e no seu contexto histórico.certamente conhecemos alguns aspectos barroquianos e ainda desconhecemos a profundidade contida nesta arte.
1.1-O barroco é esse fenômeno artístico e cultural que originou-se por volta dos séculos XVII e XVIII.Este movimento possui como característica o sentimento humano; a confusão a procura de algo não realizado,de algo contraditório de algo pouco claro. Encontram-se também alguns pontos fechados com contrastes e oposições, isto fica claro e transparente nas imagens barrocas.por outro lado percebe-se os aspectos artísticos na musica,na pintura,na poesia e na arquitetura.
Sabemos porém que a arte barroca é de origem européia ,obtém grande marca na história e na literatura espanhola através da contra-reforma.Observamos o movimento barroquiano em muitos paises da Europa em alguns os sinais tornam-se mais profundos e em outros a sua característica flui levemente ,más vemos que o barroco é “maravilhoso”em qualquer circunstância de tempo.
“É só através dos olhos de uma outra cultura”, escreve BAKTHIN,”que uma cultura estrangeira se revela de maneira mais completa e profunda”.Más este encontro dialógico de duas culturas não deveria implicar uma perda de identidade de nenhuma delas;em vez disso ,”cada uma conserva sua unidade e sua totalidade aberta,porém ambas se enriquecem mutuamente”.
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(Bakthin- Da teoria literária á cultura de massa pág 78)
A arte barroca nasceu do dueto entre deus e o homem , mesclando religião, sentimento e valorização em todos os aspectos mundanos da vida.O barroco pode ser analisado de diferentes pontos de vista: definição ,localização , líguagem visão etc.Bom não se trata somente disto o movimento más corresponde a algo tão extenso que na América latina o encontramos privilegiando o local nativa e geograficamente com sua arte.Através deste contexto focalizamos a ‘maravilha”, com todo o seu conteúdo exuberante compreendendo o efeito barroquiano dentro da literatura latino americana e nos monumentos antigos e culturais que valorizam o nosso continente, nesse sentido as formas horríveis e belas ,fixando a mestizagem e analisando os pontos cruciais que levam a transformação barroquiana no “maravilhoso “ de América latina.
Desenvolvimento
2- O barroco desenvolveu-se impondo uma forma de analisar o mundo como algo estranho de difícil compreensão ,obtendo redundância em sua forma .É um movimento cultural caracterizado pelo gosto das formas difíceis onde a palavra possui muita ambigüidade de significado.
“En cuanto la etmología propriamente dicha de la palavra,todavia no se há llegado a una conclusión.Mientras unos piensan que podria derivar de la forma española berrueco,que significa “perla irregular”,la mayoria se inclina hoy a pensar que deriva del término con que la escolástica designaba el cuarto modo de la segunda figura del silogismo,que llegó a alcanzar entre los pedantes de la misma el sentido de razonamiento extravagante.
(Morejón- El barroco pág 14)
No entanto vemos que a través desta teoria de interpretação perguntamo-nos ,qual seria a melhor definição da palavra barroco,onde encontramos mais originalidade no movimento ? . Nesta análise pode-se pensar que “La Perla” e algo raro e maravilhoso ao mesmo tempo dificultoso onde vemos a dificuldade de encontrá-la já que sempre esta oculta,embaixo da água barrosa fechada na ostra,quando é encontrada revela toda a sua extraordinária beleza,com seu toque de misticismo,onde vemos refletidas as características contida em seu interior.Assim podemos ver refletidos os aspéctos barroquianos,percorrendo esta analogia podemos chegar tranquilamente a definição do
barroco que melhor se encaixe.
“ Ao refletirmos sobre a construção do dizer midiático e sua relação com o real com sentido produzido em seu discurso vivo,podemos pensar que o sujeito( aquele que produz o dizer mediático) pode (e deve) afastar-se ( o suficiente para ter um olhar parcialmente extraposto) de sua própria contingência, construir-se a si mesmo nela, a partir do concreto e do abstrato, do coletivo (outro) e do individual (nunca subjetivo), do agir/fazer (ético) e do refletir sobre o agir (elaboração estética) do que há de único em cada ato (mètis) e do que há comum em todos os atos(mytos). Essa é a posição exotópica (o excedente da visão ou olhar extraposto) preconizada por Bakthin.
(Luciane de Padua – O dizer estético e (anti) ético da mídia; a verocidade à luz da perspectiva Bakhtiniana. Pág 56).
2.1- O movimento literário barroquiano forma-se através de frutos da imaginação com cor e ritmo. O poeta barroco apresenta o estranho numa realidade repetitiva dando predominância visual e auditiva no seu contexto , como podemos ver na poesia amorosa de Sor Juana Inês de la cruz: El jeroglífico del sentimiento.
Ved que es querer que ,las causas
Con efectos desconformes,
Nieves el fuego congele,
Que la nieve llamas brote…
¿ Cómo el corazón podrá.
Cómo sabrá el sabio torpe
Fingir halago, olvidando:
Mentir, amando,rigores?
¿ Cómo sufrir abatido
Entre las bajas ficciones,
Que lo desmienta la boca
Podrá un corazón tan noble?
¿ y cómo podrá la boca
Cuando el corazón se enoje,
Fingir cariños, faltando
Faltando quien le ministre razones?
¿ podrá mi noble altivez
Consentir que mis acciones
De nieve y de fuego, sirvan
De ser fábula del orbe?...
¡ Oh vil arte, cujas reglas
Tanto a la razón se oponen,
Que para que se ejecuten
Es menester que se ignoren!
O barroco literário deseja impresionar os corações encontrando sentido ao sofrimento e marcando a afetividade. Partindo deste ponto de vista observamos este movimento como orientação moral religiosa, capacidade impresionista de evocação e de tendência expressiva de grandiosidade.
2.2- No contexto histórico, vemos que a raiz barroca situa-se na Europa em três paises como a Itália , França e Espanha,onde percebemos a união estilística e ao mesmo tempo extensa e redundante.Na Itália temos Tasso 1544- 1595, na França Racino 1639- 1699 e na Espanha Cervantes 1547-1616, de qualquer forma esses paises abraçaram o movimento dando prioridade na arquitetura, na arte e na literatura. Houve uma grande influência deste movimento que destacou profundamente o lado religioso onde a visão de mundo era limitada, existia muita confusão nesse período onde não se achavam respostas para os problemas do mundo nessa época. Crer num deus de amor ou de horror, a final qual seria o verdadeiro significado da vida? , algo que nos leva-se a vivenciar o mundo com mais clareza ou algum meio de voltar andando em círculos com uma infinidade de duvidas destacando o homem e sua crença deixando-o sempre cheio de confusão e ao mesmo tempo deslumbrado com tanta formosura.
O movimento reformista ou seja a contra –reforma resultou antes da revolução protestante,esta reforma foi considerada pelo clero como uma necessidade religiosa devido aos ensinamentos luteranos. No entanto Espanha totalmente católica e com uma forte influência barroca serviu de alicerce deste movimento em Hispano-américa.
2.3- O barroco infiltrado na América latina mostra características do movimento nas grandes cidades onde um dia existiu o domínio indígena. Depois da imposição da religião católica no novo mundo o povo mestiço que estava se formando misturou a religião católica com os seus mitos. Através desta visão o barroco começou a se fixar na América latina em sua cultura , na arquitetura e na literatura sem deixar de lado a arte barroca com todo o seu colorido e formas arredondadas encontrada dispersa pelas cidades do novo mundo.Observando este ponto de vista vemos que os jesuítas trabalharam diligentemente neste movimento e tinham como objetivo de conquista o barroco deixando-o crescer na contra conquista. Conhecendo a arte barroca e visando sua extensão chegamos ao ponto onde podemos ver as manifestações envolvendo um circulo em toda a historia levando em conta que sua grandiosidade possui a semelhança de um império . Tudo aquilo que leva a transformação e a mutação é característica barroca,isto não foi diferente no novo mundo. O barroco envolveu uma grande parte da crença e da literatura o conjunto cultural que envolvia a mistura do misticísmo desde o inicio foi barroca .Foram descobertos indícios que revelam marcas do movimento na vida cotidiana dos Astecas e através deste fato confirmamos a origem barroca dentro dos seus templos e lares.
Hoje encontram-se grandes maravilhas na arquitetura onde nos museus e catedrais à arte marca com redundância as figuras humanas e sua mistura indígena nas esculturas, o sentimento mestiço e a conciência do novo focando o barroco com toda sua exuberância ,abundancia e exageração . É ou não algo admirável nosso estilo,pois somos barroco em todos os aspectos e sentidos.
2.4- O barroco dentro do contexto “maravilhoso”, religioso fez prevalecer o poder com tamanha infinidade.
“ Lo maravilloso, entiendo por esto todo aquello que sobrepasa los límites de la razón y de la visión directa y lógica de las realidades que nos cercan, es el elemento que integra la concepción estética del mundo en las sensibilidades barrocas.Y lo maravilloso puede darse en otra dirección, es decir hacia arriba y hacia abajo”.
(Morejón- El Barroco . Pág 60)
Podemos observar que tudo aquilo que possui destaque surpreendente é estranho tal como algo que pode vir a ocorrer poucas vezes é maravilhoso. Isto pode estar infiltrado num conto de fadas onde tudo que pode mostrar-se feio num piscar de olhos transforma-se em algo esplendoroso.Pode ser algo envolvendo um mundo de sonhos e de ilusões obtendo uma aparência real na sua rotina. O fato das inúmeras ocorrências problemáticas na América latina é um estilo barroco de ver a vida e de vivenciá-la com tanta originalidade que em sua manifestação em nossa historia e cultura clássica observa-se nitidamente essa marca barroca que nos envolve atualmente.
2.5- No Brasil os jesuítas trabalharam com muita dedicação escrevendo na literatura todo o crescimento barroco, baseando-se em toda a evolução ocorrida logo de inicio vemos o barroco desde Camões nos lusíadas até Gregório de Matos em nossa atualidade isso sem falar de Guimarães , figura central do barroco brasileiro. Pelo fato de Camões dar origem ao barroco brasileiro nota-se o movimento nos sonetos e nos lusíadas mostrando sua mitologia onde deuses e ninfas aparecem associando realidade e sonhos românticos. Os conquistadores constroem no novo mundo igrejas e cátedras e não dão prioridade aos reinos e palácios analisando deste ponto eles dão importância ao divino ao religioso e ao espiritual. Analisamos então a ramificação na arte da cultura barroca feita pelo artista “Aleijadinho” e toda essa mistura crioula e indígena que o Brasil possui o privilegio de exibir com tanto orgulho.
O sentimento encontrado no movimento brasileiro é misturado com a saudade a lembrança da alegria e da dor. O movimento estende-se divinamente e assombrosamente por todos os ângulos especificando sentimentos e apresentando-se abundante no seu contexto. Ele mostra a estética do horror e caminha até o vazio dando proliferação e infinidade em todos os sentidos e signos.
3- Conclusão ;
“O unas veces pesan y otras vuelan. Cuando el hombre sabe lo que quiere, es clásico. Cuando no sabe lo que quiere, es barroco”.
( Morejón – El Barroco. Pág 10)
Toda definição de transformação e mutação torna-se prioridade na real historiada mistura envolvendo o mestiço na América. Somos fruto do barroco e o vivenciamos no nosso cotidiano. Verdadeiramente não podemos entender o estilo barroco atual se não descobrimos o passado conhecendo toda sua mutação realizada através dos anos .
“ Nossas reflexões estão calcadas ainda em discurso na vida e discurso na arte, tanto no que diz respeito à ética quanto à estética, concepções impossíveis de serem pensadas isoladamente”.
( Luciane de Pádua- O dizer estético e (anti)ético da mídia: a veridictoriedade á luz da perspectiva bakhtiniana. Pág 55).
Com isto chegamos a entender como foi importante a contra conquista estética que conseguiu misturar o mito indígena ao barroco transformando e valorizando os traços mestiços no nosso continente.No Brasil temos a imagem de Nossa Senhora Aparecida onde se pode vislumbrar a mescla do crioulo e do barroco na sua estrutura.Podemos vivenciar a crença e toda a parte mística encontrada no contexto histórico. Logo em outros paises também estamos estruturados pelo barroco como no México , Peru e outros . Refletindo com estas palavras vemos como o barroco manipula a influencia viva em nossa atualidade além de todos os avanços tecnologicos alcançados no novo mundo isto refere-se também ao manejo político onde ainda não se tem certeza de ideologia política e esta redundância vem caminhando desde a época da conquista até nossos dias.
BIBLIOGRAFIA:
BAKTHIN,Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem.ed hucitec,São Paulo,1992.
Ester Myriam,Osório Rojas-( organizadora)- BAKTHIN NA PRATICA: leituras de mundo. São Carlos: Pedro& João editores,2008.
MOREJÒN, Julio Garcia- El Barroco, Coordenadas estético- literarias- Instituto de cultura hispânica de Saõ Paulo: Universidade de São Paulo,nda.
JUANA INES DE LA CRUZ, Jer- El jeroglifico del sentimiento: La Poesia amorosa.- Biblioteca Virtual miguel de Cervantes; Madrid Biblioteca nacional,2005.
BAKTHIN, Mikhail.- Da teoria literária á Cultura de massa. Editora Atica S.A.1992.
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